quinta-feira, 5 de junho de 2014

10 Razões pelas quais quase ninguém consegue cumprir as metas a que se propõem.


por Iran Melo, Adm. Empresas, Coaching, Practitioner PNL, Head Trainer para Inteligência Emocional. 
…As principais maneiras de se ficar rico e alcançar um sucesso financeiro é gerar valor e benefícios a muitas pessoas, e há muitas formas de fazê-lo. Quanto mais pessoas beneficiadas pelos seus atos, mais bem sucedido você será.
As metas são uma excelente ferramenta para atingir seus objetivos, seja em qualquer área da vida que você está inserido. No entanto, poucas pessoas a usam como deveriam, e, portanto, não exploram todo seu potencial.
As mudanças contínuas, a velocidade com que as informações se processam nos obrigando a mudar de estratégia e a falta de disciplina, são fatores decisivos que podem tornar difícil o alcance de nossos objetivos se não focamos no projeto de levar a cabo nosso propósito de vida.
Falhar nas estratégias, em uma ou mais, das mencionadas a seguir, pode levar ao desestímulo e ao fracasso. Felizmente, conhecer cada uma delas permite encontrar soluções que se aplicadas de forma prática, nos levará a ter a vida que desejamos e merecemos.
1. Criar objetivos vagos – Um exemplo comum é quando ouvimos alguém dizer: “quero perder peso”. Trata-se de uma meta vaga onde não está claro o que realmente se quer. Uma meta correta vai mais além – quanto se quer perder de peso? em quanto tempo? como vai ajustar a vida para conseguir este objetivo? quais mudanças de hábito serão necessárias?
2. Não ter um grande propósito – São muitas pessoas que se impõe metas sem saber o motivo de tê-las abraçado. Não é incomum ouvirmos “quero um carro novo”, mas não se faz as perguntas básicas: qual o propósito de tê-lo? Talvez seja parar de gastar em oficinas com seu carro velho, talvez seja de ter mais conforto ou quem sabe economizar mais em combustível. Seja qual for o seu objetivo, certifique-se de que esteja ligado a um grande propósito de vida.
3. Procrastinar – Se você não conhece o termo, refere-se a adiar, deixar tudo para depois. Esta é a principal razão pela qual as pessoas não conseguem praticamente nada em suas vidas. Acreditam que estão sempre ocupados e lhes falta tempo, o tempo todo, usando isto como “desculpa”. É importante criar a motivação necessária para manter o foco nos objetivos, tornando suas atividades leves e prazerosas de forma que não as deixe para depois.
4. Não assumir nenhuma responsabilidade – As coisas podem dar erradas, é parte do negócio e da vida. Quando você não atinge um objetivo (por exemplo, financeiro), a quem você costuma culpar? A maioria das pessoas culpam seus chefes, seus pares, os governos, seus pais, a sociedade capitalista… nunca a si mesma. Curioso, não é? É importante parar de culpar os outros e saber que apenas nós, e mais ninguém, somos responsáveis por nossos atos e omissões.
5. Dar ouvidos as pessoas negativas – Quando se quer alcançar objetivos que vão mudar a sua vida para melhor, especialmente se exigem esforços e mudanças radicais, certifique-se de não haver pessoas negativas ao seu redor. A maioria das pessoas que não conseguiram qualquer coisa em sua vida é como um produto tóxico – só faz mal. Estas pessoas tentarão pará-lo e dizer-lhe que não lhe é possível conseguir o que está pretendendo, que é difícil e ainda apresentará “exemplos” de fracassos a objetivos semelhantes. Por quê? Porque elas não se sentirão bem se você conseguir algo que não acreditam ser possível por conta de seus fracassos. Não importa quem seja e o que digam. Fuja delas.

6. Começar vários projetos ao mesmo tempo – Há pessoas que se dizem capazes de “assobiar e chupar cana” ou “bater o escanteio, correr para a área e cabecear para o gol, fazendo o “gol”, especialmente as mulheres. E, infelizmente, vou lhes dizer que isso não é possível baseado nos estudos que comprovaram ser impossível ao cérebro tal feito. Além disso, comprovou-se que a tentativa de fazer multitarefas diminui ao máximo a produtividade, causando exaustão e perda da capacidade de assimilação. Concentre-se em uma coisa de cada vez e verá a diferença.
7. Ser Negativo ou Pessimista – Se pensas que não vai conseguir nada, provavelmente não conseguirá mesmo chegar a lugar algum. É importante considerar uma dose saudável de otimismo em sua vida para parar de boicotar todas as suas tentativas de sucesso. Muitos têm sido capazes de chegar a um patamar de sucesso a partir do momento em que se dispuseram a seguir regras rumo aos seus objetivos. Se eu posso, você também pode. Não se deixe enganar!
8. Ser Egoísta – Algumas pessoas acreditam que ajudar os outros é algo estúpido. Todos conhecemos pessoas que pensam apenas em receber, sem nada dar. Normalmente, estas pessoas não têm dinheiro e estão cercadas de problemas, ou tem dinheiro e muitos problemas em suas vidas. As principais maneiras de se ficar rico e alcançar um sucesso financeiro é gerar valor e benefícios a muitas pessoas, e há muitas formas de fazê-lo. Quanto mais pessoas beneficiadas pelos seus atos, mais bem sucedido você será.
9. Cercar-se de pessoas que não atingem seus objetivos – Se você se cercar de jogadores de tênis e puder comprar uma boa raquete, bola, as roupas adequadas e for com eles a uma quadra apropriada, o que você acha que vai acontecer em poucos meses? Bem, o mais provável é que você aprenderá a jogar tênis e até se tornar um bom jogador. O mesmo acontece com o que é ruim e negativo. Se você se cercar de pessoas que não cumprem seus objetivos, você vai adquirir a mesma capacidade que eles têm. É por isso que as águias não se cercam de galinhas.
10. Assistir muita TV – Nem toda a televisão é ruim, mas, provavelmente, ao priorizar a TV ao invés de trabalhar em seus objetivos, estará deixando de realizar muitas coisas em sua vida agora. Pessoalmente, acredito que tenho na Internet tudo o que o preciso, informações, conhecimento e conteúdo que me permitem filtrar o que quero e o que não quero. No entanto, muitas pessoas que conheço veem TV em suas casas e conseguem até controlar-se ao ponto que não atrapalhe nos seus objetivos. Mas convenhamos: é raro. A chave para saber se a TV está roubando seu tempo e interferindo de forma negativa em seus objetivos, é se perguntar sempre quais ensinamentos, mensagens e lições determinado programa, ou o seu programa preferido tem deixado para você. E muito cuidado com as más notícias, que compõem cerca de 85% das reportagens, elas tendem a nos convencer de que tudo de mal é normal. Já ouviu alguém dizer: “isso acontece com todo mundo”, “a violência está em todo lugar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário